sexta-feira, 8 de junho de 2012

HISTÓRIA DA IGREJA BATISTA EM PITIMBÚ


Em meados de 1943, calculadamente, chegou para a cidade de Pitimbu, naquela época Vila de Pitimbu, o Sr. Manuel Clemente e sua esposa dona Antônia e dois filhos. Esta família era crente Batista, logo quando chegou o Sr. Clemente começou a fazer cultos evangélicos em sua residência, a população de Pitimbu por ignorar o evangelho e informados que a nova religião era para fazer represália a Igreja Católica, a maioria absoluta se revoltou, alguns iam assistir para criticar, mas os hinos muito bonitos tocavam o coração de muitos e aos poucos alguns foram aceitando o evangelho, sempre um número resumido, mas convicto.
A Congregação Batista cresceu um pouco mais depois que se mudou para a rua Dr. João Gonçalves, atingindo pessoas de destaques. E esta propriedade doada pelo Sr. Arlindo Paulo é hoje a Sede da Igreja Batista de Pitimbu.
O trabalho batista não funcionava clandestinamente, logo que começamos a nos congregar, procuramos uma Igreja para nos filiar, para dela recebermos orientação. A Congregação Batista de Pitimbu se filiou a Igreja Batista de Acaú, a que amamos e respeitamos como Igreja mãe. Dado o governo democrático que caracteriza as Igrejas Batistas, qualquer congregação que cresce pode pedir sua emancipação como Igreja.
Foi o que aconteceu com a Congregação Batista de Pitimbu, quando tínhamos um numero bem expressivo de irmãos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Com amor pedimos a Igreja mãe nossa emancipação e com um grupo de pastores formaram um concilio, examinaram a Congregação e a mesma respondeu satisfatoriamente. Foi aceita na noite de 18 de Dezembro de 1952, foi organizada Igreja, que passou ser chamada Igreja Batista de Pitimbu. Presente estava o pastor da Igreja Batista de Acaú e um número bom de irmãos. Temos lembrança quecantamos naquela ocasião o hino 456 do cantor cristão e fizemos a leitura do Salmo 136, o pastor leu a primeira parte e toda igreja respondeu o restante do versículo, concluindo com uma oração de gratidão.
Comentário feito pelo pastor José Belarmino do Monte, pastor Emérito da Igreja Batista de Pitimbu.
A Igreja Batista em Pitimbu comemora neste ano 60 anos de formação. Com o templo sede situado na rua Dr. João Gonçalves, nº 485, desde sua formação em 1952. E com quatro congregações nos assentamentos do município, sendo eles: Vila Nova, Camucim, Apasa e Nova Vida. Hoje temos aproximadamente 200 membros, contando com a Igreja e suas Congregações. 

Autor do texto: Pr. Genilson

Fotos de eventos realizado na Igreja:





Pr Genilson, sua esposa e filho.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário